domingo, 20 de outubro de 2013

Descobrindo o Grafite - S2 Love

Em uma cidade em que se vê espalhados por aí os grafites , "mais amor por favor" e "Não existe amor em SP" (isso é quase verdade) tem um que me chamou bastante a atenção e que comecei a catalogar e já tenho +/- 40 boas imagens. Como várias pessoas, também, me despertou a curiosidade e vontade de falar com este casal que utiliza uma forma colorida e criativa para declarar o amor que sentem um pelo outro espalhando a mensagem de Amor e suas cores para a população, há imagens que se tornam poéticas e nos levam a refletir sobre este sentimental dos mais banais nos dias de hoje, mas ainda importantíssimo, o amor.

Entrei em contato com o casal e eles foram muito receptivos, não só responderam a algumas perguntas que fiz, como me escreveram sua história, como eles mesmo disseram, rico em detalhes:

Conheçam, curtam e compartilhem, S2 Love.

O Casal

Provavelmente vocês já viram espalhados pelos muros, placas, postes, e cantos da cidade um coraçãozinho vermelho acompanhado da palavra Love. A primeira coisa que vem a cabeça é: "O que é isso?". Muitos já viram nossas intervenções pela cidade, mas não sabem ao certo o que é, como surgiu, e outras informações do tipo. As redes sociais nos ajudaram a tornar um pouco mais acessível alguns detalhes do que fazemos.

Somos um casal, Patrícia, 22, e Francisco, 24. Residimos na região Oeste de São Paulo, mais especificamente em Osasco. Nosso relacionamento está completando 4 anos, e na metade do ano passado meu noivo teve uma ideia diferente de se declarar pra mim. Desde o inicio do namoro criamos inúmeros apelidos um para o outro, mas o que mais pegou foi LOVE. Nossos parentes, amigos, conhecidos as vezes até achavam engraçado, a gente sempre se chamava de : LOVE, LOVINHO, LOLÓ, etc. Acabamos ficando conhecidos como os "loves". Antes de me conhecer ele pichava, porém, eu sempre fui contra o vandalismo e invasão de espaço, tanto que esse assunto nem era muito comentado entre nós. Porém, ele precisou comprar uma lata de spray para fazer um reparo numa peça em casa, e acabou sobrando um resto de spray na lata. 

Um dia, quando estávamos passeando, ele disse que iria fazer "uma coisa" pra nós dois. Na hora já fui contra, pois enxergava como sujeira nos muros alheios. Ele escreveu LOVE com letras de pichação, e eu não gostei. Quando voltamos pra casa, ele fez um coraçãozinho e escreveu love embaixo. Eu disse pra ele "Assim ficou bem melhor!". Como ele gosta de dizer, eu praticamente assinei ali a "autorização". 


A partir desse dia começamos a espalhar nosso apelido por onde a gente passava, como uma forma de passar o que sentimos um pelo outro, e pra registrar ali a nossa passagem, pra depois, quando passarmos de novo por aquele lugar lembrarmos da pessoa, da situação, etc. Toda vez que a gente ia pra algum lugar a gente deixava nossa marquinha pelo caminho.  Com 1 semana de declaração criei uma conta na rede social Instagram, lá ia fotografando os "loves" que a gente fazia e deixava como um registro, com localização e tudo mais. As pessoas que começaram a ver as intervenções na rua começaram a nos achar e comentar que achavam nossa arte bacana. Com o passar do tempo, uma pessoa achava o nosso perfil, já falava pros amigos, e assim fomos ficando conhecidos.

Nossas "declarações" podem ser vista em forma de pichação, em forma de grapixo, em forma de adesivo, em forma de plaquinhas reformadas, enfim, onde podemos colocamos o nosso "Love". O adesivo chamou muito a atenção dos nossos seguidores nas redes sociais, a partir desse retorno decidimos criar alguns produtos para ver como seria a aceitação do publico. A galera curtiu mais do que a gente esperava, um exemplo disso é, um homem nos achou no Facebook e pediu 10 adesivos de uma vez só. Começamos vendendo adesivos, e com o lucro fomos investindo em novos produtos, hoje temos adesivos, camisetas, bolsas (ecobag), almofadas, canecas, bonés e uma parceria com a Rainha (marca de tênis) nos rendeu uma coleção exclusiva que presenteou 20 casais formadores de opinião no dia dos namorados em 2013.


Numa de nossas conversas, decidimos que não era certo só falar de amor, escrever amor nos muros, e na prática não fazermos por onde. O amor já está tão banalizado atualmente, então tomamos a iniciativa de desenvolver ações sociais para ajudar pessoas carentes, e assim, colocar o amor em prática. Infelizmente não temos condições financeiras de fazer tudo isso sozinhos, então, jogamos a ideia nas redes sociais e nossos seguidores abraçaram na hora. Percebemos que as pessoas nos viam como uma ponte, entre eles que queriam e podiam ajudar e aqueles que precisavam de ajuda.

A primeira ação que realizamos foi arrecadar roupas e distribuir para pessoas de rua. Depois organizamos uma doação de brinquedos pra crianças numa comunidade carente; No fim de 2012 fizemos uma campanha pra montar kits de natal para pessoas de rua também; No inverno desse ano, com a noticia de mortes por conta do frio, mobilizamos o pessoal nas redes sociais em 2 dias e conseguimos 10 sacos de agasalho e leite com achocolatado; E agora estamos com um projeto para o dia das crianças.

Organizamos um show beneficente. Esse evento ocorreu dia 06/10 (domingo), das 13h as 20h, e a entrada é foi um brinquedo em bom estado. 

Dia 12/10 (Dia das Crianças), conseguimos autorização para fechar a rua na Comunidade carente Rio San, no bairro Pestana em Osasco. Além disso, uma pessoa nos cedeu brinquedos infláveis e máquinas de pipoca e algodão doce para as crianças; No fim do dia, fizemos a entrega dos brinquedos arrecadados.


Muitas pessoas nos perguntam quem está por trás das nossas ações; Normalmente agimos por vontade própria, e a ajuda e o apoio que conseguimos vem dos nossos seguidores nas redes sociais. Não nos associamos a políticos, religiões, etc; Pra nós, não custa nada ajudar o próximo, e o bem que faz aos nossos corações é impossível descrever. 

Entrevista


Divagando - A quanto tempo vocês estão juntos?

S2.Love - Estamos juntos desde 24/12/2009. Em breve completaremos 4 anos de relacionamento.

Divagando - Vocês tem contabilizados quantos grafites S2.Love já foram produzidos por vocês? se sim, quantos -? (eu tenho inúmeras fotos de seus  grafites "adoro")

S2.Love - Todos os “loves” que fazemos tiramos foto e publicamos no nosso Instagram (s2_love), raramente não colocamos foto de algum. O álbum é atualizado quase que diariamente, hoje (15/10) temos 2.313 fotos.

Divagando - Vocês tem uma meta em relação a quantidade de declarações S2.love a ser grafitada? 

S2.Love - Uma vez nós brincamos que a nossa meta é atingir os 5000 loves, mas nada oficial. Se tudo der certo esperamos atingir milhões e milhões de marcas pelo mundo!

Divagando - Dia destes na Vila Leopoldina próximo à estação de trem Ceasa vi um S2.Love com o coração na cor amarela e outro na cor verde, este também foi feito por vocês? Como fica a questão da repetição deste processo criativo por outras pessoas, com base nas criações de vocês, é algo que vocês se preocupam?

S2.Love - Quando não temos spray vermelho para o coração improvisamos com outras cores. Temos algumas fotos com corações: laranja, amarelo, rosa, azul... Já presenciamos algumas cópias, nós não autorizamos, afinal, é uma declaração de amor entre nós dois, se outra pessoa fizer ou estiver fazendo é como se estive se declarando pra um de nós. Quando encontramos algo que tentou se parecer com o nosso love, nós apagamos, ou fazemos o nosso original ao lado (Recuse imitações / Sem clone).

Bate-Bola - Definam em uma palavra:

S2 Love: Nós
Cor: Vermelho (Cor do amor)
Grafite: Arte
Vida: Existência 


Postar um comentário