terça-feira, 29 de outubro de 2013

Halloween

Neste meu novo mundo de aprender a desenhar, tenho adorado criar algumas caveiras, umas eu gosto, outras nem tanto (Aprender é assim mesmo, um dia eu fico bom, #espero). Esta caveira abaixo eu curti bastante, idealizada na festa de Halloween, utilizei como base algumas caveiras mexicanas que eu acho sensacionais, espero que gostem e curtam a História sobre esta festividade.

Desenho: Caneta Uni Posca Preta, Cores: Lápis Faber Castell, Textura: Photoshop CC
O Halloween, é uma das festas mais populares nos Estados unidos, a tradição começou a se espalhar pelo mundo e sua origem encontra-se nas antigas tradições celtas, trazidas para os Estados unidos no século XIX, pelos imigrantes irlandeses.

A festa que originou o halloween chama-se "Samhain" (fim do Verão), festividade da época pré-cristã, na qual os celtas se despediam do Verão, agradeciam pelas colheitas e davam as boas vindas à temporada de inverno. Acreditavam-se, que na virada do dia 31 de Outubro, os espíritos podiam visitar o mundo dos vivos, e os antigos celtas, usavam máscaras e fantasias assustadoras para espantá-los. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa na Idade Média, quando começou a ser chamada de "Dia das Bruxas".

Nos Estados Unidos, o festejo foi fusionado com o 1 de Novembro (dia de todos os Santos, no Cristianismo) e o "Samhain" passou a se chamar Halloween (all-hallows-evening - noite de todos os santos) 
Como simbologia e por estar relacionada em origem à morte, resgata elementos assustadores ou não, como: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos pretos e outros.

No Brasil a sua comemoração é recente e influenciada pela cultura americana que o Brasil adora seguir e também  pela televisão, além das escolas de língua inglêsa introduzindo os alunos na vivência da cultura desta língua. 

Alguns religiosos, dizem que os símbolos do Halloween são negativos e, contrários à prática do bem. Eu penso que tudo depende do ponto de vista e acho que não tem nada a ver com o Brasil.
Postar um comentário