sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Descobrindo a influência Musical do Grafite

Quando você pensa em influência musical para o grafite, qual é a música que lhe vem a cabeça? 

- Hip-Hop, claro!

O Hip-Hop é um movimento musical, originário das periferias das grandes cidades em volta do mundo. Agregando força, garra, arte e qualidade sonora. É uma música de rua. "Cada lugar de seu jeito, chamando atenção para a sua realidade, abordando o seu contexto."

O Hip Hop possui em suas raízes influência de vários gêneros musicais, como o soul, jazz e blues. Como movimento de rua, claro, o Hip-Hop diverte e protesta, vai muito mais além como movimento cultural - Educa, direciona e faz pensar, principalmente arte e política. Sendo assim, o Hip-Hop está lado a lado com o Grafite quando o assunto é, embelezar, fazer você pensar fora da caixa, Questionar, Protestar e avançar, a favor da cidadania.

Segundo algumas definições, o termo Hip-hop significa mexer os quadris e teve sua iniciação por volta dos anos 70 na parte central das comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova York. Africa Bambaataa, é reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quarto pilares para esta cultura o rap, o DJing, a breakdance, e o graffiti (falarei sobre cada um destes pilares em outro post).

A influência entre a cultura Hip-hop e o Grafitte começou a surgir quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde os demais pilares citados no parágrafo anterior eram frequentes, com uma forte sobreposição entre os escritores de grafite e de quem praticava os outros elementos.

A música tem o poder de influenciar e ajudar a levar as questões sociais e culturas de um grupo para a observação. Deveremos desde sempre entender a sua ideologia, ajudar a multiplicar a ideia ou simplesmente respeitar e curtir!

#Nasck2014CollorUp


Postar um comentário