quinta-feira, 27 de março de 2014

Descobrindo o Grafite - 27 de Março dia do Grafite

Nasck - #Nasck2014CollorUP - Meu Grafite
Dia 27 de março é comemorado o dia do Grafite que foi criado informalmente em 1988 para homenagear Alex Vallauri, um dos pioneiros da arte de rua no Brasil - Quase ninguém sabe que em São Paulo esta data não é oficial - A data não faz mais parte do calendário oficial da cidade graças à fantástica e imbecil intervenção do ex prefeito Gilberto Kassab (DEM) por conta da Lei Cidade Limpa, entretanto a data continua a ser comemorada pelos artistas da cidade. 

A ONG Ação Educativa inicia as comemorações que homenageia esta arte no dia 26/03 na sede da ONG (Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-010). Serão expostas 27 obras de artistas indicados por sete coletivos, em mostra que ficará aberta até 24/05.

Os Grupos 5 Zonas, CDV, Coletivo Água Branca, Sensil Brasil, Imargem, Cedeca Interlagos e o exclusivamente feminino Norturnas selecionou um representante para pintar a imagem do rosto de Ozeas Duarte, o Ozi, que será o homenageado da edição 2014, o painel que será criado ficará exposto no hall da ONG todo este ano.

Hoje dia 27/03 ocorreu uma intervenção no centro da cidade. O quarteirão das ruas Maria Borba e Cesário da Mota, na Vila Buarque, foi fechado para que os grafiteiros possam exibir sua arte nos muros de duas casa abandonadas. Estas intervenções acontecerão somente no Centro da cidade com organização de Celso Gitahy que faz parte do Coletivo Stensil.

Beco do Batman - Vila Madalena - São Paulo
No domingo 28 acontecerão intervenções na rua Santo Antonio/Bixiga, onde os coletivos irão grafitar um painel da DGT Filmes, além disso acontecerão shows musicais. Graças a garra destes artistas e todos os que lutam para manter viva a Arte de rua no Brasil e procuram sempre a sua valorização os resultados estão sendo positivos e esta arte cada dia mais evidente.

Minhas Latinhas e desenho do meu primeiro Grafite

Arte na Av. Paulista com Brigadeiro Luiz Antonio

Beco do Batman - Vila Madalena - São Paulo
Fonte: Revista Rollingstone
Postar um comentário