sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Descobrindo o Grafite - Vila Mariana/SP

Navegando pela internet em pesquisa para publicar este blog encontrei um texto muito bacana que ilustra muito bem o significado da Arte Urbana para os grandes centros e para toda a sociedade que diretamente, de forma perceptível ou não participa e interage com estes painéis urbanos.

O texto é de uma monografia que você pode conferir o conteúdo na sua íntegra neste link. Eu estou lendo toda a monografia e é muito enriquecedor o trabalho exposto.

“Conhece-se mal, a bem da verdade, os mcanismos pelos quais uma cultura popular, eventualmente uma contracultra, modifica os objetos urbanos constituídos ou os modela. Essa reflexão convida simplesmente a pensar que os modos de habitar não são simples reflexo das desigualdades ou mesmo de conflitos sociais enquanto tal; seria preciso procurar, através da grelha urbana, as manifestações de liberdade, as reivindicações de autonomia, a construção do coletivo ou a defesa do privado à margem das hierarquias sociais reconhecidas. Seria preciso criticar de novo a lógica do lugar muito frequentemente admitida pelos urbanistas e questionar, ao contrário, como os grupos sociais, nos atos e pensamentos produzem seu meio.
(Roncayolo, 1990:179)

Todas as fotos foram tiradas na Vila Mariana, não tem o crédito dos artistas porque não consegui identificar, quem souber me informe que eu adiciono.






Fotos: #Nasck 
Postar um comentário